Se você está no time dos empreendedores iniciantes ou é um microempreendedor, e pretende montar ou melhorar o seu negócio, é fundamental que saiba quais são as falhas mais comuns que os empreendedores comentem.
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Venha comigo até o fim!

Neste artigo, abordaremos alguns assuntos acerca dos seguintes temas:

  • A importância de conhecer a sua empresa
  • Pensar e falar sobre lucro e lucratividade
  • Cuidar bem dos seus recursos humanos
  • Zelar pela imagem e acompanhar a força de vendas da empresa
  • Entender que o Planejamento é vital para o sucesso de qualquer negócio

Uma boa pergunta seria:

Por que os empreendedores não buscam a capacitação necessária para gerir melhor os seus negócios?

Certamente ouviríamos respostas de muitos tipos, como por exemplo:

– Porque empreendi por necessidade

– Porque conheço bem meu mercado

– Porque ninguém sabe mais desse produto do que eu na região

– Porque estudei gestão (ou administração) há 5, 10, 15 anos atrás

– Porque, porque e porque …

Mas ainda que as desculpas sejam muitas, nenhuma muito convincente.

O fato de o empreendedor falhar diz respeito a um contexto, ou melhor, a uma série de motivos.

Na sequencia deste artigo falaremos das 4 falhas que muitos empreendedores iniciantes cometem, mas antes disso gostaria de antecipar algumas situações.

Planejamento:

Disparadamente a falta de PLANEJAMENTO prejudica e muito os negócios, e quando falamos em planejamento não é de produção ou agenda, aliás isso também, mas temos de ir além.

  • Planejamento macro do negócio
  • Planejamento dos recursos humanos necessários
  • Planejamento das finanças
  • Planejamento das compras
  • Planejamento das vendas

Poderia passar horas elencando exemplos, mas você já entendeu e não canso de ser redundante em meus artigos sobre a importância do PLANEJAMENTO.

“A maioria das pessoas não planeja fracassar, mas fracassam por não planejar”
John Beckley

Prazos:

Seguindo na mesma linha, podemos ainda citar um aspecto da nossa cultura, evidentemente não generalizando, mas característica de muitos do nosso povo, a perda de prazos e deixar as coisas para última hora.

Este aspecto de muitos empreendedores iniciantes é responsável por perdas e danos irreparáveis em alguns casos, inclusive falando financeiramente.

Juros altíssimos são pagos todos os dias por falta de monitoramento de prazos e de contratos.

Falta de compromisso:

Muitos empreendedores falam que uma empresa é um filho, em termos de amor, carinho e cuidados, mas como sabemos existem no mundo muitos pais negligentes com seus filhos, e na vida empresarial isso não é diferente.

Neste contexto, percebemos problemas que passam desde a situação de assumir muito compromissos a ponto de não poder cumpri-los, prometer prazos e não entregar, se dedicar muito menos tempo do que o necessário e por aí vai.

Subestimar o Mercado:

Este erro clássico de achar que já se sabe tudo, que não se tem nada mais para aprender, que já conhece todas as técnicas ou já é Expert no assunto é uma armadilha sem tamanho e pode ser uma pedra no caminho de muitos empreendedores.

Não subestime o seu mercado, você certamente ainda tem muito para aprender com ele, por melhor que já seja.

Vender a qualquer custo:

Infelizmente este ponto é mais comum do que você pensa, um erro que acomete muitos empreendedores, sejam eles iniciantes ou não.

Grande parte dos empreendimentos, sejam de empreendedores iniciantes, microempreendedores, empreendedores experientes não conhecem exatamente os custos do seu negócio – Leia mais sobre Gestão de Custos aqui.

Quando isso acontece fica difícil e arriscado precificar o produto adequadamente, e aí você sabe o que acontece?

Preço errado, que… ou lhe tira do mercado ou lhe coloca num prejuízo tremendo.

Bom, abordamos rapidamente algumas questões que complicam a vida dos empreendedores iniciantes, e lamentavelmente de alguns já com muita experiência.

Neste momento, entraremos profundamente no tema principal do artigo…

4 Falhas Que Empreendedores Iniciantes Cometem Na Gestão De Negócios, e Como Evitá-Las!

Falha #1

Não Conhecer Profundamente o Estado Atual da Empresa

Este tema é curioso.

Muitos empreendedores iniciantes começam o seu negócio daquele jeito que todos sabemos, e normalmente com um plano básico que chamam de Planejamento Estratégico.

Concordo plenamente que é melhor se ter algo assim, simples, do que não ter absolutamente nada.

Contudo, é vital que o empreendedor esteja constantemente analisando o seu negócio no seguinte sentido:

– Onde o negócio é mais sensível?

– Quais são os principais pontos fortes da empresa?

– Quais são os pontos fracos, e quais a estratégias para saná-los?

– Quais as oportunidades que temos?

– Quais as ameaças a que estamos sujeitos?

Mas e o principal…

Como estamos HOJE? Em relação a todos os fatores citados acima.

A que tipo de situação ou crise a sua empresa é mais sensível?

Aplicar estes questionamentos constantemente é importante para estar sempre a frente de possíveis problemas, prevenindo determinadas situações de risco e cuidando do negócio.

Neste assunto ainda podemos falar do próprio empreendedor, concorda?

Para entender a sua empresa, primeiro você precisa se entender, precisa se conhecer bem, delegar bem, gerenciar bem, ter consciência das suas limitações e trata-las.

Um empreendedor que não se conhece direito, e não tem a capacidade de se auto criticar, pode estar num caminho ou negócio contrário as suas aptidões, e aí a brincadeira fica arriscada.

Como última dica deste neste ponto #1, conhecer os fatores chave de sucesso do seu segmento pode ser transformador, ou seja, observe os pontos de sucesso dos seus concorrentes, aprenda com eles, inove mais e se destaque!

Falha #2

Não Falar sobre Lucro!

“SEM LUCRO NÃO HÁ POESIA, E SEM POESIA NÃO TEM HISTÓRIA NENHUMA”

Paulo Vieira

Isso é inadmissível!

Meus caros, lhes faço uma pergunta: Por que você empreende?

Se não for para auferir resultados, suprindo alguma necessidade de alguém, para que seria?

É necessário que se discuta sobre a lucratividade, pelo simples fato de precisarmos pagar os nossos fornecedores, impostos e tudo mais relacionado.

Uma vez que não consideramos margens reais no valor do produto, o risco de não conseguir honrar certos compromissos é real, e muito influenciado por fatores externos muitas vezes.

Regra número 1 da precificação: inclua a margem de lucro no seu preço e não abra mão da mesma.

A viabilidade de se fazer uma venda sem margem pode ser analisada apenas num plano de investimento muito real e realizável, caso contrário, seria melhor repensar o negócio.

DICA:

Você concorda comigo que a sua empresa precisa crescer? Ou você não deseja progredir na vida, e ver o seu “filho” ter sucesso, gerar emprego e renda?

Muito bem, se respondeu NÃO volte pro começo do artigo, e tente se auto analisar antes de seguir empreendendo, mas….

Se respondeu SIM, é necessário saber como subsidiar este crescimento. Claro que essa resposta é muito ampla, e existem muitas maneiras de se fazer isso, contudo uma delas e quase sempre a mais viável é…

Reinvestindo parte dos lucros no próprio negócio!

Falha #3

Não Cuidar Adequadamente das Pessoas

Este assunto é delicado, não é mesmo?

De uma vez por todas, nós todos precisamos entender que quando falamos sobre esse assunto, gerir pessoas, o feeling pode e deve ser considerado, é importante e tudo mais, mas….

… É NECESSÁRIO BUSCAR CAPACITAÇÃO!!

Entender de gente, é tão ou mais importante do que entender sobre o segmento, sobre o produto e tudo mais, evidentemente que cada um com sua devida importância, mas eu particularmente, como empreendedor e gestor, estou convencido que a empresa depende dos

seus recursos humanos.

Ninguém é tão bom que mesmo sendo muito competente tem condições de sozinho chegar em determinados resultados.

Exemplificando a situação acima, quando não precisamos de equipe interna, considerando uma operação pequena, ainda assim podemos demandar de pessoas em algum momento, e determinada sabedoria nesse momento pode fazer toda a diferença.

Mas… não podemos falar de pessoas sem falar de Liderança, a arte de “cuidar” bem dos recursos humanos exige do gestor instintos de liderança muito fortes.

Se pesquisarmos, de uma forma muito simples, veremos que Liderança, é a condução de um grupo de pessoas, de modo a transformar-lhes em uma equipe que gere resultados.

Esse processo passa por motivar e influenciar de maneira ética e positiva os liderados.

O resultado dessa dedicação e do empenho certamente será o atingimento de bons resultados.

Sobretudo, é quando pensamos em pessoas, gestão, liderança e todo esse contexto, lembre-se sempre que:

“A PALAVRA CONVENCE, MAS O EXEMPLO ARRASTA”

Esta frase é muito utilizada, mas pare e reflita sobre a mensagem real que a mesma transmite. Seja aquilo que deseja ver na sua equipe!

“Um bom líder faz com que pessoas comuns façam coisas incomuns”

Peter Drucker

Falha #4

Não Cuidar da Imagem da Empresa e da Sua Força de Vendas

Quando entramos nesse assunto, nos dias de hoje, muito empreendedores iniciantes se conectam melhor, mas se pegarmos uma gama de pessoas com mais experiência, algumas delas negligenciam em alguns pontos.

Com relação a força de vendas, um pouco menos grave, contudo no que tange a imagem, o marketing, em muitos casos acaba ficando pra depois.

Vivemos numa era onde que “o que menos corre, voa”, como diz o ditado, logo, de certa forma é um crime ter um bom produto ou serviço, e não o comunicar e transmitir o seu VALOR adequadamente.

Mas… Por que o Marketing é importante?

Você em algum momento já deve ter se feito essa pergunta, não é mesmo? Pois bem, vamos adiante…

“O objetivo do marketing não é fazer com que as pessoas comprem o que não precisam, e sim satisfazer as necessidade e desejos de cada indivíduo. Assim, é preciso, sobretudo, entender os reais desejos do cliente, para satisfazê-los de forma plena e constante – Adaptação de Jailton Cardoso, Portal Administradores”

A obtenção de lucros e a satisfação dos clientes é o principal objetivo do marketing.

Pego um gancho neste conceito, e aprofundo no sentido de recomendar a utilização das opções que temos em nosso contexto atual, como por exemplo o marketing digital.

É necessário:

Ter vários meios de comunicação

Trabalhar bem as otimizações da sua empresa no ambiente digital

Conhecer o seu cliente e sua jornada de compra

Fazer os clientes se sentirem especiais

Para fecharmos este ponto e entrarmos no próximo, eu quero deixar pra vocês uma sugestão, quase um apelo, invistam na comunicação do seu produto, antes de vender o preço venda o valor da solução da qual oferece ao mercado, e teste os resultados.

Entrando no mérito da Força de Venda, preciso perguntar aos empreendedores iniciantes:

Por que você vende seu produto da maneira que vende hoje?

Pense, nessa questão…

Neste momento não desejo opinar sobre sua estrutura de vendas, ou a maneira como você vende, mas sim chamar a atenção para as oportunidades que existem e que quem sabe você esteja deixando de utilizar..

Deixo este ponto de reflexão, pense nisso, exercite o pensamento sobre a sua força de venda.

Será que poderíamos utilizar:

Representantes de vendas

Vendas digitais

Vendas diretas

Vendas por indicações

Não caia na falha de deixar de planejar as suas vendas, a sua força de vendas e o resultado que você espera da mesma.

Nesta linha, você pode evoluir ainda um pouco mais…

É importante que você desenhe o seu processo de venda, como irá abordar o seu cliente, como irá persuadi-lo a comprar de você e por aí vai.

Temos hoje a nossa disposição alguns aplicativos que nos ajudam a fazer esse trabalho.

No momento em que paramos para estudar a nossa estratégia comercial, nos depararemos em algum momento, com a força de vendas.

Este ponto é vital para o negócio, logo estude muito este tema pois aí é que o dinheiro entra, precisamos de venda, precisamos de lucro e precisamos de alguma forma vender o nosso produto.

Bom, para fecharmos estes assuntos todos, gostaria de fazer um adendo a estas falhas comuns que percebemos em alguns empreendedores, principalmente nos empreendedores iniciantes.

Temos neste processo todo uma questão relevante: Os RISCOS para o negócio.

Precisamos a todo momento estar atentos a estes pontos e pensando estratégias para mitigar estes riscos.

Fazer uma matriz de riscos, saber onde estão os nosso GAP’s, e pensar sobre como fazer para minimizar estes efeitos pode ser decisivo na ocorrência de algum possível problema, deixarei um modelo de matriz para download no blog.

Para fecharmos, gostaria de reiterar, mesmo sendo redundante, pois como sabemos precisamos e devemos ser redundantes com as questões importantes, busque capacitação, invista em você, invista no seu negócio e veja o quão poderoso é o conhecimento na prática e não esqueça PLANEJE sempre!

Espero ter contribuído com você e o seu negócio.

Um Forte Abraço!

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